ARROZ PARA SUSHI

ARROZ PARA SUSHI

Sushi é um prato da culinária japonesa que possui origem numa antiga técnica de conservação da carne de peixe em arroz avinagrado.

O sushi, na forma em que é conhecido atualmente, tem cerca de 200 anos. A tradição japonesa é servi-lo acompanhado de wasabi (= pasta de raiz forte). Os principais ingredientes do sushi tradicional, peixe cru e arroz, possuem baixas taxas de gordura, altas taxas de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais e ômega-3. No sushi ocidental adiciona-se cada vez mais ingredientes.

INGREDIENTES:

1 kg de arroz HIBARI CURTO (tipo japonês)

1 litro de água

200 ml de TEMPERO PARA SUSHI TOZAN

60 ml de SAKE MIRIN TOZAN

100 gr de açúcar

1 colher (rasa) de sal (a gosto)

MODO DE PREPARO:

Do arroz= Lave o arroz por algumas vezes até que a água da lavagem fique transparente. Escorra, coloque em uma panela e acrescente a água.

Deixe de molho por 15 minutos.

Após esse período, com a panela tampada cozinhe o arroz em fogo alto.

Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe por aproximadamente 10 minutos, o arroz deverá ficar cozido e a água absorvida. Aumente o fogo novamente e deixe por mais 1 minuto para secar o arroz completamente.

Desligue e permaneça com a panela tampada por mais 10 minutos, a fim de descansar e finalizar o cozimento.

Do tempero: Enquanto isso em uma outra panela pequena, coloque o Vinagre de Arroz, o sake, o açúcar e o sal. Aqueça em fogo médio e mexa até dissolver o açúcar e o sal. Não deixe ferver. Reserve.

Da mistura: Despeje o arroz em um recipiente grande e raso, e adicione o tempero preparado no arroz ainda quente. Em seguida, misture o arroz com movimentos de baixo para cima e em movimentos de cortes, para que o arroz incorpore o tempero e não quebre.

Importante que seja resfriado com o auxílio de leque, abano ou ventilador, para permitir que o tempero seja melhor incorporado ao arroz. Deve ser mantido coberto com pano úmido ou filme de PVC até ser utilizado na execução do SUSHI.

 

Por: Yuky – Produtos Orientais