KATSUDON

KATSUDON

KATSUDON – Costeleta de Porco (=tonkatsu) com Arroz. É um prato da culinária japonesa que consiste em uma tigela de arroz coberto com costeleta de porco empanada, ovo e outros ingredientes. Bastante popular entre os japoneses, além de ser considerado sinônimo de “promissor e prospero”, devido ao significado do seu nome: KATSU= “ganhar” ou ser “vitorioso”. Como característica o revestimento de PANKO (farinha de pão granulada) sobre as costeletas de porco ajudam a absorver o molho agridoce, enquanto as cebolas refogadas adicionam sabor extra ao prato. O ovo é um ingrediente presente na maioria das receitas, acrescentado durante o cozimento do molho e da costeleta.

 

INGREDIENTES DO TONKATSU:

1 filé de lombo de porco ou bisteca suína

¼ de ovo que será usado para empanar

Farinha de rosca japonesa PANKO ROMARIZ

Sal e pimenta a gosto

INGREDIENTES DO MOLHO:

50 ml de água

70 g de cebola cortada em fatias finas

1 colher de sopa de shoyu MARUITI HATENKOO

1 colher de sopa de SAKE MIRIN TOZAN

1 colher de chá de açúcar

INGREDIENTES DA COBERTURA:

1 ovo

Salsa japonesa (mitsuba) ou cebolinha picada

MODO DE PREPARO:

Faça vários cortes nos dois lados do filé de porco. Isso serve para impedir que o filé se enrole durante a fritura. Com um batedor de carne, dê leves batidas para amaciar a carne. Polvilhe sal e pimenta a gosto sobre os dois lados da carne.

Em seguida quebre um ovo em uma tigela, e com uma colher coloque aproximadamente ¼ do ovo em um prato raso.

Adicione um pouco de água no prato e misture ao ovo com a ajuda de um garfo. Unte a carne com a farinha de trigo, tire o excesso. Passe os dois lados do filé no ovo e depois no panko. Leve o filé para fritar em óleo bem quente, até dourar. Escorra e corte em pedaços médios de 1 dedo aproximadamente.

MODO DE PREPARO DO MOLHO E DA COBERTURA:

Em uma frigideira coloque a água, o shoyu, o mirin, o açúcar e as cebolas fatiadas. Misture levemente com um hashi, tampe a panela e deixe cozinhar no fogo médio até alcançar a fervura, abaixe novamente o fogo por mais 3 minutos.

Qundo a cebola estiver totalmente cozida, coloque por cima o tonkatsu na panela e acrescente um ovo mexido. Tampe a panela e cozinhe em fogo alto por 30 segundos. Quando o ovo atingir a consistência desejada, decore com cebolinha picada e desligue o fogo. Coloque arroz cozido em um “bowl” e coloque por cima o tonkatsu, agora sim seu katsudon está pronto para ser saboreado.

 

Por: Yuky – Produtos Orientais